Perfil Vocacional

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Busca de profissões com a letra G. Visualizar todas

Profissões

Geofísica

É a ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos do planeta.

O geofísico investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos que existem na terra. Com instrumentos e leis da Matemática, da Física e da Química, ele mede as forças que afetam a terra, a água e a atmosfera. Observa e calcula os movimentos do solo e do subsolo e pesquisa a origem e a atividade dos vulcões, a curvatura do planeta e outras características geofísicas do globo.

Detecta e mede a intensidade de terremotos e maremotos, investiga a estrutura das formações rochosas e as propriedades físico-químicas dos mares. Antes da construção de grandes obras, como represas, estradas e túneis, avalia a estabilidade do solo e localiza lençóis e nascentes de água e jazidas minerais.

A prospecção de petróleo é uma das áreas em que esse profissional é mais procurado

 

Geografia

É o estudo da superfície, do clima e da vegetação do planeta e de sua ocupação pelo homem.

O geógrafo estuda o solo, o relevo, o clima, a distribuição das águas e a vegetação da Terra, Também estuda a organização das populações e sociedades, sua relação com o ambiente e a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais. Elabora planos diretores de municípios e diagnósticos para a redução do impacto ambiental em regiões poluídas ou ameaçadas pela construção de grandes obras.

Com base em dados recolhidos por satélites e radares, confecciona e interpreta mapas, diagnosticando fenômenos, como a desertificação, a erosão de solos, o desmatamento e o avanço dos oceanos sobre a faixa litorânea.

As cartografias digitais, que elabora mapas com base em imagens captadas por satélite, é uma das áreas mais promissoras desse campo de trabalho. O registro no Crea é obrigatório.

 

Geologia

O que faz o Geólogo

Dirige estudos sobre a formação da Terra.

Realiza análises e experiências em fósseis, minerais, rochas contidas na crosta terrestre, procurando determinar sua evolução histórica, estuda os efeitos dinâmicos das pressões e temperaturas externas, erupções vulcânicas e da erosão.

Aplicam conhecimentos teóricos e resultados de investigações na localização e determinação da extensão de depósitos de jazidas minerais, gás, petróleo, água subterrânea e carvão mineral, para avaliação das possibilidades de exploração dos mesmos.

Realiza estudos geológicos de terrenos e aplica os conhecimentos técnicos para fornecer subsídios a projetos referentes à construção de estradas, túneis, pontes, represas e grandes edifícios.

Executa levantamentos geológicos através de fotografias aéreas ou outras possibilidades, observando e colocando em mapas e diagramas os tipos de rochas da área explorada.

Acompanha as sondagens nas perfurações em poços de petróleo e recursos minerais.

Estuda e analisam, em laboratório, materiais colhidos nas pesquisas feitas em campo.

 

Home | Inscrição | Teste Vocacional | Profissões | Dúvidas

© 2014 - Perfil Vocacional